ÓCULOS DE PROTEÇÃO (sua utilização, dicas de cores e modelos)

21 01 2010

De acordo com a sociedade nacional USA para Prevenção da Cegueira, perto de 100.000 ferimentos de olhos relativos à prática de esporte são relatados a cada ano aproximadamente 48.000 exigindo freqüentemente cuidados de emergência caros.
            Os óculos esportivos podem minimizar e até evitar o dano causado por 90% de todos os ferimentos de olho relacionados a esportes.

Por esse motivo é essencial a utilização de óculos de proteção para todo o atirador. Na prática do tiro é mais do que recomendado uma proteção adequada dos olhos. Os óculos de proteção utilizados durante o tiro protegem contra estilhaços, ricochetes, estilhaços do alvo e no caso do rompimento de uma arma em mal funcionamento. O uso dos óculos de proteção é necessário também enquanto se desmonta ou limpa uma arma, estes ajudam a prevenir a possibilidade dos olhos serem atingidos por peças que se desprendam acidentalmente da arma ou respingos de produtos como solvente, óleos entre outros. Nenhum atirador profissional, plinker ou caçador deveria atirar sem eles.

Há uma grande variedade de óculos de proteção tanto com modelos próprios para cada formato de rosto, como com cores variadas de lentes e de armações.

O policarbonato é um dos mais leves materiais para lentes de óculos. É um plástico e possui estabilidade dimensional muito boa. Possui alta resistência ao impacto, mesmo sob grandes variações de temperatura. Comparado com o vidro comum, é aproximadamente 300 vezes mais forte. Isso o torna ideal para confecção de escudos de proteção, janelas, CDs, DVDs e, é claro, óculos (sejam eles de proteção ou de uso comum, com grau), além de outros usos na indústria e em objetos do nosso dia-a-dia que requeiram alta durabilidade.
Devido a essas características de resistência, somadas ao fato de este plástico ter um índice de refração maior que o vidro comum, as lentes de policarbonato podem ser acabadas com centros bem finos, tornando-as mais leves e dando-lhes melhor estética.
Outro ponto importante de ser mencionado é que estas lentes bloqueiam os raios UV-A e UV-B na faixa perigosa, de até 380 nm. A cor cinza pode ser incorporada à resina dessas lentes, mas para se obter outras cores, a absorção do pigmento acontece no revestimento.

Lentes coloridas têm muito mais funções do que a de criar um visual diferente, já que podem proteger melhor os olhos em determinadas situações ou até mesmo eliminar efeitos desagradáveis de reflexos e outras interferências. Isso ocorre porque as cores agem como filtros ou barreiras de algumas faixas da luz visível com a eliminação de reflexos e interferências. Com isso, fica mais fácil praticar muitos esportes e trabalhar na frente do computador, por exemplo.

Para dirigir podem fazer uma grande diferença: um levantamento realizado pela Polícia rodoviária federal aponta que quase 30% dos acidentes nas estradas se dão entre 17h e 20h. Isso ocorre por conta da velocidade com que a luz muda de intensidade nesse horário, chamado de lusco-fusco, o que dificulta a acomodação visual. E sabe quem é a grande aliada dos motoristas nessas horas? As tais lentes amarelas fora de moda. Além disso, determinadas cores de lentes favorecem a acuidade visual na prática de esportes, auxiliando golfistas ou praticantes de tiro ao alvo, por exemplo, a serem mais bem-sucedidos.

 

Cores de lentes e suas funções:

Amarelo
Funciona como um “mini-sol portátil”, transmitindo o máximo de luminosidade possível. Por isso, ajudam no conforto dos olhos e na percepção na hora do lusco-fusco, especialmente quando se está ao volante, ou em estandes de tiro em local com falta de luminosidade.

Cinza e fumê
As tonalidades de cinza proporcionam alta fidelidade de cor e são confortáveis para a visão em atividades ao ar livre em geral, como ler, dirigir e caminhar. As mais claras como as fumês, são ideais para dias nublados e, na hora de dirigir sob neblina, diminuem o desconforto do branco e aumentam os contrastes.

Bloqueia a luz azul e aumenta o contraste. É indicada em especial para os dias parcialmente nublados.
Verde
É uma das mais confortáveis e foi usada nos óculos originais do modelo aviador, criado pela Bausch & Lomb em 1937 e batizado de Ray-Ban. Permite uma visão de cores bem fiel com um pouco mais de contraste que o oferecido pelo cinza.

Oferece mais contraste em situações como o amanhecer, o entardecer e na presença de neve. Por isso, também é usada nas máscaras para a prática desse esporte.
Azul
É boa para praticar esportes em locais onde há muito verde. Com o filtro e a tonalidade corretos, também diminui a fadiga visual de quem trabalha diante do computador.
Laranja
Bloqueia a luz azul e aumenta o contraste. É indicada em especial para os dias parcialmente nublados.
Marrom
Acentua os contrastes entre objetos e cores e permite uma boa acuidade visual e percepção de profundidade. Lentes de nuances marrons filtram a luz azul, são ideais para dias de sol alto e acomodam bem a visão durante a variação de luz (dias ensolarados que se tornam nublados e vice-versa).
Vermelho
Oferece mais contraste em situações como o amanhecer, o entardecer e na presença de neve. Por isso, também é usada nas máscaras para a prática desse esporte.
 Transparente
Serve para proteção dos olhos e não tem nenhum tipo de restrição.

 

Dicas de armação para cada formato de rosto:


Todos nossos óculos são com lentes de policarbonato e especiais para quem necessita de segurança e proteção visual.

 Fontes: Revista 20/20 Brasil, Nova Ótica, Dra. Liane Touma-Falci / Médica Assistente do Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina da USP e CBC.

Por Cris DreFer

About these ads

Ações

Information

6 responses

10 03 2010
angelo Bueno

Parabéns pelo site. Gostaria de estar recebendo as novidades.
Abraço.

22 09 2010
Lucas Rodrigues

Muito bom, são explicações técnicas assim (claras e definidas) que precisamos
para aumentar nossos comhecimentos e aplicar com segurança na empresa.

Obrigado, porque este tipo de informação não aprendi no curso de TST.

28 03 2012
José Neto

Muito obrigado pelas dicas parabéns me ajudou muito.
comprei um com lente amarela pois disseram que seria bom para o tiro ao alvo mas com essas explicações me ajudou muito a tirar duvidas parabéns!!!!

6 04 2012
Cati Carvalho

Parabéns pelo site as informações são bem objetivas de forma bem clara!!!!

13 08 2012
NIVEA MARIA DOS SSNTOS

ADOREI , NÃO TIVE ESSAS INFORMAÇÕES N CURSO DE TST MS LEVAREI PARA DENTRO DA EMPRESA ESSAS INFORMAÇÕES AS USANDO

20 08 2012
Jota Dresch

Olá Nivea,
Ficamos felizes em saber que as informações foram úteis! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: